Confissões de Uma Viciada

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filme: Réquiem Para Um Sonho


É difícil saber o que dizer sobre Réquiem Para Um Sonho. As seqüências, em que os protagonistas são efetivamente destruídos por suas dependências, pareciam desencadear um surto de respiração pesado. O filme nos faz ficar sem dizer uma palavra a respeito.

As atuações são surpreendentes. Jennifer Connolly (Uma Mente Brilhante) dá o melhor desempenho de sua carreira como uma viciada em heroína. Jared Leto (O Senhor das Armas) interpreta Harry Goldfarb, um homem vivendo há um centímetro de sua vida, sempre em busca de uma solução (através das drogas). O ator é perfeito como o infeliz Harry – exalando sempre um ar de incompetência, mas que acabará por destruí-lo. Em Réquiem, o personagem sofre a mutilação de sua vida. Marlon Wayans (As Branquelas) é igualmente brilhante – o que é espantoso comparando com os outros filmes que o ator fez. Ele mostra que pode perder o seu lado cômico se necessário, para retratar um garoto imprudente, aprisionado no corpo de um homem.

Com Ellen Burstyn (O Exorcista) não foi diferente. Nunca uma atriz foi tão injustamente defraudada por ficar fora de um Oscar. Ela é apenas o retrato da tristeza por todo o filme, através da solidão. As melhores cenas são de sua personagem. Seu desempenho como a mãe de Harry, uma viciada em televisão, açúcar e, eventualmente, pílula para emagrecer, mostra que ela assume o papel de Sarah Goldfarb com entusiasmo. 

A trilha sonora composta por Clint Mansell é genial e mesmo depois de assistir ao filme, você se pega cantando a melodia digamos “dramática” da faixa de abertura "Summer Overture", que define tudo que está por acontecer no filme.

Finalmente, a direção de Darren Aronofsky (A Fonte da Vida), foi no mínimo perfeita e enfática. Uma obra prima de todos os elementos, em que o filme deixa uma impressão profunda, de fato, uma enorme cicatriz.

Fotografia, edição, trilha, atores e direção nos fazem acreditar que o filme é um instrumento importante para nos ajudar a compreender a nós próprios. E que apenas irá atingir a autoconsciência por canalização absoluta das profundezas do desespero e da autodestruição. Enfim, você deve assistir Réquiem Para um Sonho.

Titulo Original: Requiem for a Dream
Elenco: Ellen Burstyn , Jared Leto , Jennifer Connelly , Marlon Wayans , Chrisopher McDonald
Duração: 102 min
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky, baseado na obra Hubert Selby Jr.
Gênero: Drama
Ano: 2000
Nota: *****

Trailer: 



Share This

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, Jacque! Eu quero ver agora D:
:*

Ricardo Prado disse...

Gosto do filme, mas adoro a trilha sonora acima de tudo. Summer Overture está sempre na playlist.

E pensar que volta e meia usam a trilha nas dramatizações do programa da Márcia Goldschmidt!

Jacqueline disse...

"E pensar que volta e meia usam a trilha nas dramatizações do programa da Márcia Goldschmidt!"

MICO!

Essa música tá no meu celular e qdo toca fico viajando...

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates