Confissões de Uma Viciada

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cinema: Chico Xavier

Logo quando vi o trailer, me peguei pensando em todo o conceito do espiritismo e como um simples erro no filme poderia ferrar todo o trabalho que foi contruído. Mas assistindo ao filme você muda de opinião completamente.


SINOPSE: Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fenômeno? Fraude? Os Espíritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.” 

O filme é  baseado na obra "As Vidas de Chico Xavier ", de Marcel Souto Maior. E, na minha opinião, é o melhor filme nacional já produzido.

Estamos tão acostumados a gostar das grandes produções hollywoodianas, com histórias fracas, explosões, custos altissímos e um rombo na bilheteria, que esquecemos da real receita do cinema: Não é preciso muito dinheiro para se fazer uma obra prima! Use apenas um grande roteiro, excelente produção, ótimos atores e pronto. E digo que Chico Xavier - O Filme possui tudo isso e muito mais.


O filme começa com o programa Pinga Fogo da extinta TV Tupi, apresentando Chico já adulto e Emmanuel (seu guia espiritual) ao seu lado. Tony Ramos e Christiane Torloni, em seus melhores papéis, assumem uma história secundária, mas não menos importante, sobre a morte de seu filho envolvendo o melhor amigo e uma arma.
O programa começa e, em meio as perguntas, Chico vai revivendo seus momentos, desde a infância com o brilho do menino Matheus Costa, a vida adulta com Angelo Antonio e já idoso com Nelson Xavier.
Em questão de atuação, todos esperavam que o veterano Nelson Xavier (Senhora do Destino) fosse "maravilhoso" interpretando Chico, mas o ator dá um ar diferente ao personagem, deixando-o mais bruto, com voz mais grave e não tendo a delicadeza que o Chico verdadeiro tinha.
As outras duas versões do personagem foram perfeitas, dando pontos extras a Angelo Antonio, por copiar cada trejeito, mas mesmo assim fazendo algo original.
As cenas mais fortes se passam na infância de Chico, com Matheus Costa totalmente no comando e emocionando junto a Letícia Sabatella, que interpreta sua mãe.
E por fim, algo que ninguém esperava de um filme como Chico Xavier: humor. Todas as piadas no estilo humor negro americano (algo totalmente raro, já que a graça brasileira se resume em Zorra Total, que não tem graça nenhuma) são do guia epiritual do protagonista, Emmanuel interpretado por André Dias.

Como disse no ínicio do post, não importa os milhões que foram gastos em um filme, mas a qualidade e o conjunto de obra que fazem dele um clássico. E "Chico Xavier - O Filme" possui todos os quesitos para nunca ser esquecido.

CHICO XAVIER (Brasil, 2010)
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Elenco: Nelson Xavier, Angelo Antonio, Matheus Costa, Pierre Baitelli, Christiane Torloni, Tony Ramos, Cadu Favero, Paulo Goulart, Pablo Sanábio, Gláucia Rodrigues, Cassio Gabus Mendes, Guilherme Fontes, Giovanna Antonelli
Compositor:  Egberto Gismonti
Roteirista: Marcos Bernstein
Direção:  Daniel Filho
Nota:
*****

Trailer
Share This

5 comentários:

Anônimo disse...

Não é meu estilo, não tenho vontade de ver esse filme, apesar de amar cinema brasileiro.
:* Jacque, adorei como vc relatou as impressões do filme

Unknown disse...

Adorei o texto! Acho dificil colocar certos sentimentos, impressões, em palavras!

Quero mais ainda ver o filme!

Alicia disse...

boa sorte linda, dou maior apoio !

Ricardo Prado disse...

"Chico" é bom mesmo, e espero boas coisas do "Nosso Lar". Ainda bem, já que "Bezerra de Menezes" quase me traumatizou de tão ruim no ano passado.

Um beijo e parabéns pelo blog :)

Kynhaa disse...

QQQ juro que tinha comentado aqui. :S

AHHH quero muito ver, quero também ver OS famosos e os duendes da morte

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates