Confissões de Uma Viciada

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Top 10 Soundtracks

Sempre me perguntam que tipo de música que gosto. Eu sempre respondo "rock das antigas". Amo Queen, Bon Jovi, Guns, AC/DC, Scorpions, Survivor... mas não é a minha verdadeira paixão. Na real, eu sou uma garota-soundtrack. Sou absolutamente viciada em trilha sonoras de filmes.

Tudo começou com minha mãe e tia colecionando discos de vinil(sim, sou velha) de trilhas de novelas, desde Brega & Chique e a capa do homem pelado, até a fase do CD e a novela Por Amor. Mas a paixão pela trilha veio com certeza depois de assistir TITANIC em 1998 nos cinemas. Achei tão incrível que implorei pelo CD com o instrumental de presente, e nem era por My Heart Will Go On. Ouvir toda a composição de James Horner e lembrar de cada cena do filme e o que representa, é simplesmente fantástico. Hoje é algo que me segue em todo filme que vejo. É algo que amo, tanto a instrumental original quanto a coletânea com artistas diferentes.

Revelado esse "segredo", resolvi fazer um TOP 10 com as melhores trilhas de filmes, contendo a original score (instrumental) e trilha tipo coletânea. LEMBRETE: É A MINHA OPINIÃO! And here we go...


10. Grease - Confesso que detestava Grease quando criança. Hoje é um dos musicais que mais amo. John Travolta e seu sorriso encantador tinha, e ainda tem, uma bela voz. Olivia Newton-John também era uma gracinha, mas sem sal. Anyway... Greased Lightnin', Summer Nights e We Go Together são apenas algumas que embalam essa trilha tão gostosa de ouvir. Impossível não se entregar e começar a dançar.

9. Virgens Suicidas - O drama não funcionaria sem essa trilha. Até porque, em muitas das cenas em que as meninas são proibidas de sair de casa, a única maneira que usavam para se comunicar era através da música. E sendo ambientado nos anos 70, a soundtrack é composta por grandes clássicos, como The Hollies, Heart, Styx e Gilbert O'Sullivan. Uma maravilha para os ouvidos.

8. Laranja Mecânica - Um filme complexo e fodástico não poderia ter uma trilha menos foda. Só Stanley Kubrick para fazer uma cena de estupro ser tão "boa" ao som de Singin' in the Rain, ou uma tentativa de suicídio com a  Sinfonia de Beethoven ser simplesmente genial.
7. Star Wars - Sim, toda a franquia Star Wars é legal. Mas vamos combinar que o que ajuda os filmes a serem o que são, é a ótima trilha sonora. Sem o tema principal e "Imperial March", Guerra nas Estrelas não seria o que é hoje.

6. O Rei Leão - Primeiro, Hans Zimmer é um gênio! Mas vamos falar das sing along... Não há uma música que não te faça cantar. Todas funcionam. O "grito" que dá início ao filme é de arrepiar, Circle of LifeCan You Feel The Love Tonight são lindas, mas há um porém. Há duas versões de cada música. Na minha opinião Circle of Life é melhor na voz de Lebo M. e Can You Feel The Love Tonight é melhor na voz de Elton John. Agora, Zimmer! Tudo é perfeito. Desde a cena da manada até a ascensão de Simba são sensacionais. A trilha da cena da batalha entre Scar e Simba é simplesmente brilhante.

5. Top Gun: Ases Indomáveis - Essa escuto todos os dias. Amo demais! Top Gun Anthem (Hino), junto com Danger Zone, Mighty Wings e a belíssima, porém já cansativa, Take My Breath Away são o que tornam este filme inesquecível.
 4. Dirty Dancing - Como não se apaixonar por essa trilha? Como não cair na dança? Confesso que nunca quis assistir quando criança (eu tinha problemas com musicais que não fossem da Disney). Uma prima me deu o CD da soundtrack de presente e achei que fosse odiar, mas que bela surpresa. Batidas anos 60 e 80 num ritmo maravilhoso. She's Like The Wind não poderia ser cantada por outra pessoa além de Patrick Swayze. (I've Had) The Time of My Life é uma daquelas músicas que você passa de geração em geração. E não há uma garota que não queira reencenar a famosa cena da dança.

3. Jurassic Park - Essa é uma daquelas que fazem uma única cena ser inesquecível, tudo por causa de uma trilha. Quando o Dr. Alan Grant olha para os dinossauros pela primeira vez, seguindo da Theme Song do filme, fica realmente maravilhoso.
2. Rocky IV - Por que? Porque é simplesmente foda! Eye of The Tiger no inicio, Burning Heart, Heart's on Fire, War, Living in America e a minha favorita... No Easy Way Out, que canto todo dia no carro. As melhores dos anos 80 em um único filme. Sou fã dos filmes do Rocky (menos o 5) e uma das coisas que sempre deram certo era a trilha sonora. Até hoje, todos os dias, canto em plenos pulmões!

1. TITANIC - Como disse no começo deste post... foi a minha primeira paixão por uma score. Cada faixa te leva ao TITANIC e te faz viver cada cena. Leaving Port traz uma sensação de esperança, de um novo mundo. Já The Sinking e Death Of Titanic são um nervoso de ouvir e tão brilhantemente composta.

BÔNUS TRACK:
Réquiem Para um Sonho - É um dos meus filmes favoritos. E chamo de bônus por apenas uma única música que só piora toda aquela tensão do filme inteiro: Lux Aeterna. Ela é tocada diversas vezes, e em várias versões. A minha favorita é Marion Barfs. Você já deve ter ouvido, mesmo sem ter assistido, em algum comercial anti-drogas do governo ou no ex-programa da Márcia Goldschmidt. Mas não importa onde ela toque, é simplesmente sensacional.

Então, é isso! Gostou, concordou? Não concorda e detestou? Achou que ficou faltando alguma trilha? Comente :D












Share This

4 comentários:

Carlos disse...

Perfeito Jak!

Cavation disse...

Muito legal Jack! eu gosto pra caramba da trilha sonora de Rock, Greese tem musicas legais tbm! Mas na minha opnião faltou nessa lista "Superman", a trilha de John Williams é SENSACIONAL! (eu uso até como toque de celular hahahaha)

Muito bom o post! :D

Sara de Pinho disse...

Amo a trilha de Grease! Como não sentir vontade de cantar e dançar junto com os personagens?!
Boa lista!

Aline T.K.M. disse...

Adoro soundtracks, especialmente de filmes musicais. Grease é perfeito! Já Réquiem para um Sonho e As Virgens Suicidas são dois filmaços. Há outros soundtracks que eu incluiria na listinha, como o de Amélie Poulain (lindo!), o dos musicais franceses Canções de Amor e Bem Amadas, e também o do Sweeney Todd.

bjs
livrolab.blogspot.com

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates