Confissões de Uma Viciada

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CINEMA: Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo

21 de dezembro de 2012. De acordo com os Maias, este é o dia em que o mundo irá acabar. Para os nerds, é o dia em que o apocalipse zumbi irá começar. Não sei se entro em desespero ou se pego uma .12 e me preparo pra dar headshots. Enquanto a sexta-feira não chega, que tal assistir uma comédia romântica indie, sobre um asteroide gigante que se aproxima para destruir o planeta?

Em Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo, Dodge (Steve Carrell) é abandonado pela esposa. Em meio ao caos e a contagem regressiva para o fim, Dodge, deprimido e sem saber o que fazer, parte à procura de um amor do passado para passar o fim do mundo ao seu lado. Ele conta com a ajuda de sua vizinha Penny (Keira Knightley), uma maluca por música, discos e maconha. Juntos, eles passam por vários lugares, descobrindo uma nova maneira de viver a vida, mesmo tendo poucos dias para vivê-la.


Assisti ao trailer imaginando que seria uma comédia fraquinha, mas tive uma ótima surpresa ao ver o filme. Conseguiram transformar um assunto já cansativo em filmes, como o fim do mundo, em algo intimo, pessoal, envolvente, engraçado, triste e emocionante.

O começo parece ser bem boring, mas a história vai ganhando ritmo e fica bem interessante. O que fazer quando o mundo está para acabar? O filme dá a resposta de um jeito cômico e dramático ao mesmo tempo. Ao invés de ter algo sobre um apocalipse normal, onde a sociedade está em ruínas ou de ter um que é totalmente sobre sobrevivência, PUAPoFdM (abreviei porque é um nome gigante) mostrou que tem o potencial para nos contar uma das histórias de amor mais originais, emocionais e convincentes do século XXI.

Steve Carrell (The Office), que geralmente é exagerado em suas comédias, conseguiu dar o tom perfeito para o filme. Keira Knightley trouxe uma personagem que é uma delícia de acompanhar, diferente de todos os papéis que já fez antes, que apesar de adorar os filmes dela, sempre a achei muito chata. Foi ótimo vê-la fora de sua zona de conforto.
Algo a impressionar é a trilha sonora. Como falei antes, sou viciada em trilha sonora, não só a score original, mas a coletânea de músicas de artistas diferentes. E um filme deste tipo precisa não somente de boas atuações, mas também de uma trilha que se "encaixe" no que ele está tentando realizar.

Os produtores decidiram escolher músicas de quase todos os gêneros, para cada situação e colocar em algum ponto crítico. Pode parecer ousado, mas realmente ajudou a melhorar o filme em vez de arruiná-lo. Cada música está perfeitamente colocada: The Beach Boys com "Wouldn't It Be Nice?", The Hollies com "The Air That I Breathe", The Walker Brothers com "The Sun Ain't Gonna Shine Anymore" e a instrumental por Rob Simonsen e Sadoff Jonathan chamada "Dodge Walks Home" se encaixam perfeitamente. Só a trilha já é o suficiente para fazer você assistir ao filme.
Enfim, "Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo" é ótimo. Você irá rir, chorar, e com alguma sorte, terminará o filme grato por ter provavelmente mais de três semanas para tirar o máximo de sua vida. Isso se os Maias não estiverem certos¬¬

Nome: Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo (Seeking a Friend For The End of The World)
Ano: 2012
Gênero: Comédia
Direção: Lorene Scafaria
Roteiro: Lorene Scafaria
Elenco: Steve CarellKeira Knightley 
Nota: 8/10






Share This

Nenhum comentário:

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates