Confissões de Uma Viciada

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CINEMA: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Tá entupido de SPOILERS!


O encerramento de uma trilogia nunca foi tão bem feito. Christopher Nolan deu o que era necessário, o que precisávamos para ver o fim de obra. E o desafio era enorme. Pois cabia a Nolan fazer um filme melhor e mais glorioso que O Cavaleiro das Trevas. Conseguiu? Não. Mas não fiquem preocupados. Nolan ainda é o gênio que conhecemos e deu o melhor final que Batman e seus fãs mereciam.


Oito anos se passaram desde os últimos acontecimentos que abalaram Gotham e baniram o Cavaleiro das Trevas. Harvey Dent, ou Duas Caras, ainda é lembrado como herói, mesmo Jim Gordon se remoendo por dentro para contar a real história daquela noite. Mas onde estaria  Bruce Wayne? Esse se encontra recluso do mundo, na mansão reconstruída, machucado, velho, barbudo e ainda sofrendo pela morte de Rachel. E estes foram os anos de Bruce desde a morte de Harvey. Porém, tudo volta ao caos com a chegada de Bane, ex integrante da Liga das Sombras de Ra's Al Ghul, pronto para trazer o inferno de volta a Gotham. Bruce se vê obrigado a voltar como o cavaleiro das trevas para salvar sua cidade outra vez, mas ele não fará isso sozinho. Com a ajuda do comissário Gordon, do novato John Blake e da ladra Selina Kyle, Batman tenta botar ordem no recinto e assim ser aceito de volta a sociedade.

Esperei muito por este filme, mas estava com o pé atrás por vários motivos: Bane, Mulher-Gato, Talia Al Ghul e o rumor de que teríamos um Robin. Com isso tudo, o filme parecia ter muita história pra pouco filme, exatamente como foi com Homem-Aranha 3, o que me deixou um trauma gigante até a chegada do novo aracnídeo vivido por Andrew Garfield. Só que a diferença entre o Aranha 3 e O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é que neste temos um gênio do cinema chamado Christopher Nolan. O cara soube separar as histórias. Para cada personagem um momento certo. Tudo bem explorado. Tanto que só vemos Bruce Wayne de Batman nos 47 minutos de filme.


A trilha sonora é sensacional. Hans Zimmer, mais uma vez não decepcionou e conseguiu fazer algo melhor que em O Cavaleiro das Trevas. Assim como o filme, a trilha tira seu fôlego. Gotham's Reckoning é coisa de gênio.


Sobre as atuações, nem todos foram bem e uma em especial foi péssima, mas vamos aos fodas primeiro. Christian Bale deu a alma durante anos por esse papel e encerrou muito bem. Se alguém tinha dúvidas antes, este terceiro filme chega para dar certeza de Bale é o melhor Batman já feito e merece respeito por isso. Sim, ele pode ser arrogante, mandar um fotógrafo pra p...que pariu, mas isso não tira o fato de ser um ótimo ator. Prova disso é seu trabalho em O Vencedor, onde ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Porém, não é o meu favorito. Seus melhores filmes pra mim são Psicopata Americano, O Sobrevivente e O Operário. E ao que tudo indica, teremos mais ótimos trabalhos dele.


Michael Caine e Morgan Freeman tiveram menos espaço neste filme, mas foram ótimos. A despedida de Alfred (Caine) com Bruce é algo de doer na alma. Mas eu esperava mais do Fox (Freeman), quase não teve participação. A culpa por isso é do Nolan, mas voltaremos nisso mais tarde.


Joseph Gordon-Levitt tem meu coração desde 30th Rock From The Sun. É um ótimo ator, mandou muito bem em 50% (50/50), mas ao ser escalado como John Blake, um novato da polícia, eu fiquei pensando "Mas o que diabos esse cara vai fazer? Só pode ser o Robin" e então eu definitivamente não o queria no filme. Um menino-prodígio era totalmente desnecessário aqui. Mas assistindo, Joseph deu um show. Mostrou ao público o único personagem justo de Gotham. Que quer, a todo custo, trazer a justiça de volta a cidade, seja com a ajuda do Batman ou sozinho. O final do personagem me fez ter ódio do Nolan. Ódio por ter apresentando um personagem tão bom, que poderia ser muito melhor numa continuação, mas é algo que não teremos T_T.


Anne Hathaway conseguiu fazer de Selina Kyle, uma personagem divertida de se ver. Em todas as vezes em que aparecia como Selina, a atriz roubou a cena com tiradas sarcásticas e trolladas hilárias. Já como A Gata (ela não é chamada de Mulher-Gato no filme) é muito boring. Sem falar que a tentativa de criar um romance entre ela e o Batman foi pro ralo, já que não rolou química nenhuma entre os dois. Aquele beijo quase no fim foi sem graaaça... Agora vamos aos ruins e ao péssimo.


Bane... o que dizer de Bane? Ele foi meio decepcionante. No começo, ele dá a impressão de ser "O"  vilão, que vai causar o caos em Gotham e dar medo nos telespectadores. O caos ele causou, mas medo? Longe disso. Tom Hardy tinha uma máscara que lhe cobria o rosto, mas poderia mostrar um pouco de expressão nos olhos. Sem falar que era quase impossível de entender o que ele dizia. Isso porque o personagem foi redublado, depois de inúmeras reclamações de fãs. Mesmo assim, ficou difícil. As vezes parecia um alien falando. 


E o prêmio de pior atriz do ano vai para... Marion Cotillard! Sou fã dela, juro que sou. Mas não deu. Queria bater nela e gritar "ATUA, MULHER!". Era muito fria, mesmo quando estava disfarçada de Miranda Tate. A cena de sua morte foi uma das coisas mais bizarras que já vi, digno de Os Trapalhões, sem brincadeira. Sei que o Nolan tem essa mania de trabalhar inúmeras vezes com os mesmo atores, mas ele poderia ter escalado outra atriz como Miranda/Talia.


Além da atuação péssima de Marion, o final do filme, da guerra em diante, é muito corrido. O Nolan tinha tanta coisa para finalizar que ficou tudo apressado. A morte do Bane, que seria o personagem todo fodão, é rápida e ridícula. E está aí o que eu falei acima: muito personagem pra pouco tempo de filme, mesmo com quase três horas de duração, que foi o mesmo problema de Homem-Aranha 3Pelo menos o Nolan conseguiu diversificar melhor, mas ainda assim ficou meio estranho. Mas não pior que Homem-Aranha 3. NENHUM SERÁ PIOR QUE HOMEM-ARANHA 3!!!


Mas, mesmo com todos os problemas, O Cavaleiro das Trevas Ressurge ao todo é muito bom. As cenas de ação são de tirar o fôlego (a explosão de metade da cidade depois do hino nacional é de cair o queixo). E o final foi tão digno e tão emocionante, que nos faz esquecer dos problemas citados acima, e nos deixa com um gostinho de quero mais... quero muito mais! Bruce passando o bastão para seu pupilo foi a coisa mais emocionante que vi. Devo admitir que chorei com esta cena. Mas teve uma fala antes, que me fez gritar de alegria: "You should use your middle name... Robin". Agora, por que eu gritei, se eu não queria um Robin? Blake foi o melhor personagem do filme. Ele quer proteger Gotham a todo custo. E nada seria mais justo do que ter ele como Robin. A droga é que o Nolan encerrou a trilogia. Mas isso não quer dizer que não teremos um spin off do menino prodígio no futuro. Mas tem que ser com o Joseph!


Enfim, O Cavaleiro das Trevas Ressurge teve o final perfeito para uma trilogia, algo difícil hoje em dia, se tornando um ótimo presentes para todos os fãs do Batman. Não sendo apenas algo que precisávamos, mas algo que merecíamos. Obrigada, Nolan!

Nome: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)
Elenco: Christian Bale, Joseph Gordon-Levitt, Gary Oldman, Michael Caine, Anne Hathaway, Tom Hary e Marion Cottilard
Roteiro: Jonathan e Christopher Nolan
Direção: Christopher Nolan
Gênero: Ação
Ano: 2012
Nota: 8/10



Share This

Nenhum comentário:

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates