Confissões de Uma Viciada

terça-feira, 31 de julho de 2012

CINEMA: Guerreiro


1º: Assistam, assistam, assistam, assistam, assistam, assistam, assistam, assistam, assistam!!!!
2º: Se você cresceu assistindo Rocky, se curte MMA, UFC, chutar bundas, quebrar dentes e braços, assiste logo essa p@$%&!!!!
3º: Perdoem minha animação, mas que filme fodástico!

Eu estava no auge do meu tédio de novo, zapeando pelos canais de TV e no canal E! (84 NET, onde fofocas e realities idiotas só aqui) estava passando o trailer de um filme sobre MMA e dois irmãos lutando entre si. Não liguei muito, mas fiquei curiosa. Baixei o filme e para a minha surpresa, vi o melhor filme de 2011!

Warrior conta a história de dois irmãos: Brendan, ex lutador da UFC que agora, como professor de física, tenta se estabelecer economicamente com sua família. E Tommy, um herói de guerra traumatizado com segredos de seu passado. E quando digo traumatizado, é que o cara é um psiquinho. Os dois carregam a lembrança de uma infância triste, com a morte da mãe e um pai ex-boxeador alcoólatra que nada fazia, mas agora com seus 1.000 dias de sobriedade tenta se reaproximar dos filhos. Tommy, o mais novo e o mais machucado emocionalmente (por isso é um psico) pede ajuda ao pai para ajudá-lo a treinar para um campeonato de MMA, sem saber que seu irmão mais velho também se inscreveu. Cada um com um motivo: Brendan quer o prêmio de 5 milhões de dólares para não perder sua casa. E Tommy quer o dinheiro para ajudar… ajudar quem? Assista ao filme e vai saber, RÁ!

Tudo começa meio parado,  com a rotina dos dois homens que você só descobre serem irmãos no meio da história. Mas ainda assim você fica preso, tentando descobrir quais são os segredos que levaram Tommy a se transformar. Você também fica preso com as emoções de um pai ex-alcoólatra que faz de tudo para ter seus filhos de volta. Mas o melhor começa com as lutas. Sim, amigo, tem muito quebra pau nesse filme… quebra pau, braço, perna, nariz, tudo! E de uma forma, foi até melhor que as lutas reais da UFC, que ultimamente são negos encostados na grade se prendendo e quase se beijando de tão perto que ficam. Sério, 5 minutos parados numa grade é legal??
É um ótimo roteiro, com uma trama envolvente e bem desenvolvida, que lembra muito Rocky (e o próprio filme brinca com isso, perguntando onde estavam Paulie e Mikey). E as atuações foram um show a parte.
Devo dizer que este foi um dos melhores papéis de Nick Nolte (48 Horas, Cabo do Medo) no cinema em anos, mas também foi só trazer um pouco da realidade a arte. Quem não lembra desta “linda” foto dele na cadeia, preso por beber e dirigir? Mas o trabalho do cara foi excelente, valendo uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. Uma pena ter perdido.

Seria muito da minha parte dizer que Tom Hardy (A Origem eThe Dark Knight Rises) merecia um Oscar por esse filme? Primeiro, o cara tá irreconhecível. Claro, ele está mais ainda como Bane, mas gente… ele está bizarro. Que trapézio é esse, amigo? Segundo, ele trouxe seu personagem a um nível de “psicagem psicológica” que assusta, mas ainda consegue a compaixão de quem assiste. Eu, como a manteiga derretida que sou, quero dar colo pro cara o filme inteiro.

Não conheço o trabalho de Joel Edgerton (Rei Arthur), mas gostei do que vi. Muito cativante como Brendan, e sua química com Hardy impressiona. Nas poucas cenas que os dois protagonizam juntos, você consegue sentir e se emocionar com a dor de seus personagens.
Na minha humilde opinião, Warrior é filme pra Oscar, mas como O Vencedor (The Fighter), também falava sobre luta e conquistou dois Oscars para Christian Bale e Melissa Leo, seria difícil isso acontecer novamente.

E aí você me pergunta… mas se é um filme de quebra pau, por que tanto drama? Simples, não é um filme de luta e sim sobre família. Como sobreviver um dia após o outro com seus traumas? Como seguir em frente? Como aprender que família é tudo na sua vida? Essas são as lições que Warrior passa, mas com muuuuita luta e sangue!! Sério, as lutas são fodas demais!!!!

Enfim, infelizmente o filme não foi para os cinemas brasileiros (país de &*%$#). O jeito é ir a locadora mais próxima, pegar o DVD. Só não deixe de assistir, pois vale muito a pena!

Nome: Guerreiro (Warrior)
Ano: 2011
Gênero: Drama
Direção: Gavin O’Connor
Roteiro: Gavin O’Connor e Anthony Tambakis
Elenco: Tom Hardy, Joel Edgerton, Nick Nolte e Jennifer Morrison
Nota: 9/10

Share This

Nenhum comentário:

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates