Confissões de Uma Viciada

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Do Fundo do Baú: Clube dos 5 (Breakfast Club)


Quando perguntam sobre os clássicos dos anos 80, tudo que me vem à cabeça são os filmes adolescentes. Os high school movies marcaram uma geração com vários e vários filmes que são visto e serão amados por muito tempo. E o vício de hoje é sobre um desses filmes.

O Clube dos 5 fala sobre cinco estudantes completamente diferentes (o atleta, a patricinha, o rebelde, o nerd e a reclusa), presos na detenção de sábado, junto com o outro estereotipo do filme, o professor malvado, que passa um simples trabalho: uma redação sobre “quem eles acham que são”. Impedidos de saírem, eles só vêem uma solução, conviverem e resolverem as diferenças.

Conforme o filme vai passando, você se envolve com as histórias. Cada um tem seus próprios problemas e por mais insignificantes que possam parecer, para um adolescente são tudo. Isto é o que este filme capta de melhor, a adolescência como um momento de autoconsciência e angústia. Quando olhamos para trás, ele parece um pouco ridículo. No entanto, esse ponto em nossas vidas, é importante. Os pais não entendem e os professores não entendem.

E vamos as atuações? Vou começar pelo ator que nunca gostei, mas ganhou meu coração nesse filme. Judd Nelson (Suddenly Susan) sempre me irritou porque ele transborda sua arrogância em todos os seus trabalhos, mas como o rebelde Bender, ele conseguiu sair do lado mais convencido e mostrou a que veio. Pena que voltou a arrogância logo depois. E o que seria um dos atores mais promissores de Hollywood, acabou como totalmente esquecido.

Os outros são igualmente perfeitos para os papeis. Do ícone dos clássicos Molly Ringwald (A Garota de Rosa Choque), Emílio Estevez (Young Guns), Ally Sheedy (Amnesia), ao o meu nerd favorito, Anthony Michael Hall (Mulher Nota Mil e Sixteen Candles).



A trilha sonora seria facilmente esquecida se não fosse por uma única música “Don’t You (Forget About Me)” do Simple Minds. O filme acaba e você continua cantando e cantando e cantando...

E não posso terminar de escrever sem falar no gênio dos clássicos 80’s high school movies, John Hughes. John além de dirigir, escreveu o roteiro para o filme, então todo o crédito é dele. O cara era brilhante e criou os melhores filmes que marcaram a sua sessão da tarde na Globo. Quem não lembra de Curtindo a Vida Adoidado?

Enfim, mesmo sendo sobre o estereotipo do adolescente, o filme fez um excelente trabalho de desconstruir o mesmo enquanto os jovens viram amigos, mesmo que no final do filme você pense diferente. Anyway, assista o Clube dos 5, se identifique e vá passando de geração em geração, porque acredite, vale a pena.

Elenco: Anthony Michael Hall, Molly Ringwald, Judd Nelson, Emilio Estevez e Ally Sheedy.
Roteiro: John Hughes
Direção: John Hughes
Gênero: Drama
Ano: 1985
Nota: 8.5


Share This

Nenhum comentário:

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates