Confissões de Uma Viciada

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CINEMA: Black Swan

"Nina é uma bailarina de uma companhia de balé de Nova York, cuja vida, como todos aqueles em sua profissão, é completamente consumida pela dança. Ela vive com sua mãe obsessiva, a ex-bailarina Erica, que exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o diretor artístico Thomas Leroy decide substituir sua prima ballerina Beth MacIntyre para a produção de abertura de sua nova temporada, ‘O Lago dos Cisnes’, Nina é a sua primeira escolha."

Desde que saiu o trailer eu criei enorme expectativas em relação a esse filme, e com seu sucesso esmagador na crítica só fez aumentar minha curiosidade. Mas realmente Cisne Negro merece todo essa agitação em torno dele?

O conto de fadas 'O Lago dos Cisnes' é um dos poucos que realmente acho interessante, com uma narrativa que foge do comum, representando a dualidade humana. O filme se baseia sabiamente nessa dualidade para mostrar Nina uma bailarina com desvios de personalidade provocados principalmente pela pressão do Balé profissional.

O mais interessante é a condução da narrativa feita pelo excelente diretor Dareen Aronofsky na mão de outro facilmente poderia se tornar um filme piegas, contudo a história vai se construindo enfatizando cada vez mais a ascensão do lado negro na personalidade da bailarina . As alucinações cada vez mais constante confundem o expectador no que é real e o que não é.

Outro ponto muito forte são as atuaçãoes de Natalie Portman(Nina) e Mila Kunis(Lily) ambas sustentam o filme com majestosidade, o conflito entre ela se as cenas de envolvimento entre ambas são excelentes. Talvez o único defeito do filme seja a primeira parte do filme, esta mais lenta mostrando somente o lado puro de Nina. No entanto ao mesmo tempo não é um defeito já que da progressividade película.

O auge do filme é a montanha russa que é o espetáculo do Lago dos cisnes , onde as ilusões de Nina são cada vez mais se entrelaçam com a realidade.
Ou seja, o filme merece e muito toda essa expectativa em torno dele, um verdadeiro espetáculo.


Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vicent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder.
Direção: Darren Aranofsky
Roteiro: Mark Heyman,Andres Heinz e John McLauglin.
Gênero: Thriller psicológico, drama.
Ano: 2010
Nota: 9.9





Share This

2 comentários:

Oswaldo Campos disse...

ótimo texto!

Estou muito ansioso por esse filme. Dizem que Natalie levará o oscar de melhor atriz.

Paulo Mendonça disse...

É um filme inovador e ousado porque foge de "comum". A interpretação da Portman é excelente, mas não fiquei surpreso com o resultado disso pois ela sempre atua bem. Mas prefiro ela como Alice em "Closer".

Distributed By Blogger Template | Designed By Blogger Templates